Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, julho 03, 2006

a árvore dos bordados

 
No meu tempo de escola primária, nos intervalos entre a aprendizagem das contas e da junção das letras, fazíamos bordados em folhas de árvore. Se pegasse num papel e lápis, acho que ainda reproduziria fielmente alguns dos troncos dessa árvore. Era alta, com algum porte e era preciso trepá-la para colher as folhas que davam os melhores bordados. A folhagem era perene, por isso era preciso aproveitar bem o tempo das melhores folhas. A par das folhas, cresciam no emaranhado de troncos, uns pequeninos picos que protegiam as folhas de ataques animalescos. Mas a imaginação infantil era prodigiosa. Colhidos os ramos, distribuiam-se pelas "bordadeiras" .(foi assim que aprendi geometria e alguma destreza manual) Escolhia-se uma pedrinha, com pelo menos uma face lisinha, estendia-se nela a folha mais bonita e depois com o pico que a árvore também dava, faziam-se furinhos, alinhados de acordo com a imaginação e a mestria das mãos. Acredito que neste tempo as meninas como eu já deviam saber usar uma agulha e linha, fazer ponto pé de flor e ajures em panos de tabuleiro que depois nunca serviam para nada, mas o bordado nas folhas era quase o mundo ao alcançe das mãos.

Sempre que vejo uma árvore com folhas parecidas olho para ela a ver se lhe vislumbro os picos e com as cores que a imaginação permite invento bordados que nunca serão panos de tabuleiro.

Quando vim morar para esta casa, deparei-me com umas árvores enormes, esquálidas, magras e carecas em frente das janelas da sala. Mirei-as de alto a baixo e achei que estavam mortas. Não gostei! No dia seguinte, descobri na árvore da esquerda um pequeno broto já muito verdinho. Passam cabeludas de verde uns três quartos do ano e as folhas renovam-se e acomodam-se de forma diferente todos os dias. São as árvores da minha janela. A minha árvore dos bordados ainda existe e vou visitá-la de vez em quando, mas já não me sento no chão debaixo dela a bordar folhas em pedrinhas.

Mas continuo a bordar sonhos à janela ... Posted by Picasa

1 comentário:

De tudo e de nada disse...

Bordar sonhos à janela! Podiam ser poemas também. Os poemas bordados à janela voam. Uma boa semana, Maria.