Número total de visualizações de páginas

terça-feira, fevereiro 07, 2006

abstinência

 


esta é a outra metade mim. a metade que deixou de fumar. a metade que chupa pauzinhos de canela e que com isso entretém a boca e as mãos. é a metade de mim que 45 anos depois de ter nascido descobriu que afinal os iogurtes não eram tão "azedos" como sempre me tinha parecido. como-os de todas as cores, marcas e texturas. com pedaços, sem eles, com aromas, sem aromas, biológicos e com E's, enfim....as compensações possíveis em tempos de abstinência.
Mas esta é a metade de mim que não quer tossir mais de manhã, que quer ser mais livre porque náo tem que andar com uma caixa de coisas fumáveis e fumantes atrás, sempre à procura do isqueiro que nunca se encontra. esta é mesmo a outra minha metade.
Obrigada ao João que deixou palavras bonitas escritas a esta metade de mim, daquelas que dão uma força grande. É que nunca quero ser doente do João! Esta metade de mim, não será doente do João!
Obrigada ao Xavier que me contou a história das suas dduas metades! Prometo encerrar por aqui este assunto. Mas os tempos são de pouca inspiração!em>
 Posted by Picasa

8 comentários:

xavier ieri disse...

A confissão sempre foi libertadora (bem... nem sempre...).
De qualquer modo, já o nosso amigo Jean Jacques Rousseau dizia: "Sou escravo pelos meus vícios e livre pelos meus remorsos".

Fokas disse...

Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria... O resto do poema conheces acho eu...
"E vê que ele mesmo era A Princesa que dormia."

AntropoLógica disse...

Força na resolução!

Porque vale TANTO a pena estar aqui. Valem a pena os iogurtes, os seus aromas, o metal da colher nos lábios. Os sorrisos. Um pôr-do-sol. A areia da praia debaixo dos pés. Um dia passado no calor dos que gostam de nós...

Enfim... tudo o que se ganha em troca de uma simples abstinência. :)

Boa sorte e até breve,
A.

xavier ieri disse...

Olá Maria,
Apesar de aqui vir por via da tua visita ao meu blog, ou seja, apesar da superficialidade do meu conhecimento do teu blog e do que deixas escapar (sempre se deixa!) pelo que escreves, apercebo-me de que estou na presença de uma alma sensível.
E a propósito ds "metades" veio à cabeça um belíssimo poema do Chico Buarque, que aqui deixo (aliás, por demais conhecido, mas ainda assim aqui deixo).

Chico Buarque - Pedaço De Mim
by Chico Buarque De Hollanda

Ó pedaço de mim!
Ó metade afastada de mim!
Leva o teu olhar,
que a saudade é o pior tormento,
É pior do que o esquecimento,
É pior do que se entrevar...

Ó pedaço de mim!
Ó metade exilada de mim!
Leva os teus sinais,
que a saudade dói como um barco
que aos poucos descreve um arco
e evita atracar no cais.

ó pedaço de mim!
o metade arrancada de mim!
leva o vulto teu
que a saudade é o revez do parto
a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu

Ó pedaço de mim!
Ó metade amputada de mim!
Leva o que há de ti,
que a saudade dói latejada...
É assim como uma fisgada no membro que já perdi.

ó pedaço de mim!
Ó metade adorada de mim!
Lava os olhos meus,
que a saudade é o pior castigo
e eu não quero levar comigo...
a mortalha do amor,
Adeus!

e evita atracar no cais.

Ó pedaço de mim!
Ó metade arrancada de mim!
Leva o que há de ti,
que a saudade dói latejada...
É assim como uma fisgada no membro que já perdi.

Ó metade de mim!
Ó metade adorada de mim!
Lava os olhos meus,
que a saudade é o pior castigo
e eu não quero levar comigo...
a mortalha do amor,
Adeus!

joão disse...

Metades, ou terços, ou partes do que somos ou poderiamos ser. Lembro-me sempre do "Jardim dos caminhos que se bifurcam" do Borges. Metáforas da vida, da condição humana. O que poderia ser se tivessemos seguido outro caminho, o que é de facto neste. A liberdade de escolher, e também o saber que a vida é uma escolha a que estamos irremediávelmente condenados. Condenados e livres de escolher - belo paradoxo...
Mas contente de te ver nesse novo caminho do jardim, nessa tua nova metade.

Alice disse...

Vá lá Maria, não te abstenhas de postar!

M. disse...

Tenho gostado deste modo de falar.

Diafragma disse...

Ó Maria, esta abstinência não estará a prolongar-se por demasiado tempo? :)